21 April 2019 03:51:44
Navegação
· Principal
· Artigos
· Notícias
· Fotografias
· Links
· Fórum
· Downloads
· Contacto
· Pesquisa
· Site 2001-2006
PUB
Últimos Artigos
· Aldeia Segura - Pess...
· O que uma brasileira...
· Isna recorda as caça...
· Um poeta sírio e par...
· Eleitor :: Perguntas...
· AMIANTO
· Aldeia portuguesa es...
· First Moon Landing 1969
· 1º Drone na Isna - J...
· Casamento Sandra e J...
Os Pilares da Educação

Os Pilares da Educação
Disciplina, exigência e desenvolvimento integral da criança

Depois de ler este artigo, senti-me na obrigação de o divulgar, esperando com isso, contribuir para uma melhor consciência de ensino em Portugal.  F.Costa

Entre as dez escolas com melhores notas nos exames nacionais estão sete colégios católicos. Disciplina, exigência e desenvolvimento integral da criança são pilares comuns do projecto educativo. Mas o sucesso passa também pela estabilidade do corpo docente, o acompanhamento dos alunos e das famílias e as suas condições socioeconómicas. A maioria faz aí todo o percurso escolar, da infantil ao 12º ano. O colégio é como se fosse uma segunda casa.

A vivência religiosa não é factor de exclusão, garantem os responsáveis dos colégios. A maioria das famílias são católicas, dizem, mas também há ateias, agnósticas, e de outras religiões. Contudo, na altura da candidatura, os pais são entrevistados e a vida familiar e religiosa é escrutinada. "Não fechamos a porta a outras confissões religiosas. Mas os pais são previamente informados do projecto e decidem se é essa a educação que querem para os filhos", explica Maria da Glória Cordeiro, directora do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra.

A estabilidade do corpo docente é uma chave do sucesso."Há professoras que estão cá desde o início, há 30 anos", explica Ana Teixeira Dias, directora do Colégio Mira Rio, em Lisboa. Contudo, acrescenta, "estamos sempre a contratar novas, e a riqueza está na interacção entre a experiência de quem já conhece o projecto há muito e a juventude das mais novas". A selecção abrange só mulheres, pois o colégio é de raparigas. E é rigorosa, assegura.
"Queremos pessoas com idoneidade moral, que partilhem os nossos valores", acrescenta Jorge Maciel, director da cooperativa Fomento, que gere os quatro colégios de inspiração católica, que têm a colaboração do Opus Dei, entre eles o Mira Rio. "Por exemplo, se uma professora é recasada, dificilmente conseguirá passar a mensagem de que o casamento é indissolúvel".

No Colégio de Coimbra, o corpo docente é sujeito a acções de formação sistemáticas. Mas na origem do sucesso está também uma liderança forte, estável, que permite garantir a continuidade do projecto educativo, reconhece a irmã Maria da Glória Cordeiro, directora desta casa da Congregação de S. José de Cluny.

A matriz religiosa influencia a formação integral que se quer para cada criança, reconhecem abertamente. Há orações no início das aulas, celebrações, facultativas ou obrigatórias, aulas de religião, catequese e preparação para a confissão ou a primeira comunhão. Por isso, diz Ana Teixeira Dias, "é importante que haja coerência com o que se faz em casa". O que analisamos na admissão, sublinha, "é a intenção dos pais darem uma educação em sintonia com a nossa e não tanto a prática".

O acompanhamento próximo dos estudantes e a coordenação com os pais é outra explicação para os bons resultados. Os alunos não faltam sem os pais saberem e a disciplina tem regras apertadas. No Planalto, por exemplo, quem suja, limpa. E a pontualidade é para cumprir.

Para garantir o aproveitamento escolar, os professores têm horas para dúvidas e apoio personalizado. Muitos alunos complementam o estudo com explicações. No secundário assume-se uma preparação séria para os exames nacionais e o trabalho, já intensivo, é reforçado. Em Coimbra, há dias inteiros só de revisões e os resultados estão à vista. Em 975 alunos, houve três retenções.

Apostar no desenvolvimento integral dos alunos implica envolvê-los noutras áreas extra-curriculares, como a expressão artística ou o desporto. Nos colégios a oferta é grande. Os Salesianos do Estoril são conhecidos pela aposta na patinagem. No colégio de Coimbra, a dança é reconhecida anualmente com prémios internacionais. "Ajuda a desabrochar o potencial da criança e contribui para o seu desenvolvimento integral", diz a directora do Santa Isabel.
 
Rita Carvalho

Utilizadores Online
· Visitantes Online: 1

· Membros Online: 0

· Membros Registados: 75
· Último Membro: figueiredo
Entrar
Utilizador

Senha



Se esqueceu a sua senha?
Solicite uma nova aqui.
Pesquisa
Mural de Recados
Fazer login para enviar uma mensagem.

31/07/2018 15:43

05/01/2018 15:05
Oleiros: Isna recorda caçadas do Rei D. Carlos: http://www.reconq.
..i-d-carlos

25/07/2017 01:32
SmileVIVA A BANDALHEIRA TSF, Fernando Alves, http://www.tsf.pt.
..id=3544850

25/07/2017 01:28
INCÊNDIO - Auto Proteção http://www.tsf.pt.
..77624.html

28/03/2017 18:55

Tempo de processamento: 0.00 segundos 1,290,330 visitas únicas